Morre a escritora Rachel de Queiroz

Morreu na madrugada desta terça-feira a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 93 anos no dia 17 de novembro. Segundo a família, ela havia sofrido recentemente um acidente vascular cerebral e morreu enquanto dormia em casa, no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.

Autora de obras consagradas como “O quinze” e “O memorial de Maria Moura”, Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a entrar para Academia Brasileira de Letras, há exatos 26 anos, no dia 4 de novembro de 1977. Ela ocupava a cadeira de número 5.

O velório está sendo realizado na sede da ABL, no Centro do Rio. O enterro será na manhã de quarta-feira no cemitério São João Batista. Rachel será enterrada ao lado de seu marido e não no mausoléu da Academia.

Rachel chegou ao Rio de Janeiro em 1917, fugindo da terrível seca de 1915, que mais tarde serviria como tema de “O quinze”, seu livro de estréia. A família ficou pouco tempo no Rio e logo seguiu para Belém do Pará, onde residiu por dois anos. De volta a Fortaleza, Rachel fez o curso normal e estreou no jornalismo em 1927, sob o pseudônimo de Rita de Queluz. Voltou ao Rio em 1939, onde colaborou no “Diário de Notícias”, na revista “O Cruzeiro” e no jornal “O jornal”.

Entre as obras da imortal, destaque para “As três Marias” (1939), “O menino mágico” (1969) e “O memorial de Maria Moura”, romance de 1992 que foi transformado em minissérie pela TV Globo e estrelada por Glória Pires.

Voltar ao topo