Mocidade levanta o público com samba

Em busca do paraíso, a Mocidade Independente de Padre Miguel abriu hoje a maratona de desfiles na Marquês de Sapucaí. Os problemas no desenvolvimento do enredo foram compensados pela animação dos componentes e pela força do samba da agremiação, que fez o público balançar. Ninguém conseguiu ficar parado diante do entusiasmo da bateria nota 10.

O enredo “Do paraíso de Deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura”, desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho, foi entoado aos gritos pelos componentes da agremiação, que contagiaram as arquibancadas e os camarotes com o samba na boca e nos pés. Porém, apesar da eficiência do samba, a tentativa de descrever o Éden não foi bem sucedida e a maior parte das fantasias e dos carros da escola não conseguiu comunicar ao público a intenção de Carvalho de, segundo ele, mostrar que o paraíso está dentro de cada um.

A grande presença do desfile ficou com a madrinha da bateria, Elza Soares, cuja participação era um mistério até minutos antes do desfile – uma torção no pé quase deixou a cantora longe do carnaval. Em pé, sobre um pequeno carrinho de rodas desenvolvido especialmente para ela, a cantora balançou e cantou numa vibrante superação da limitação física. “Viria nem que fosse desmaiada”, dizia antes do início do desfile a cantora, que não desfilava na Mocidade desde 1975.

A atriz Regina Casé, que faz parte da diretoria da escola, explicava que é Mocidade “desde pequena” e só não participa dos desfiles quando está fora do Rio. Assim como Elza Soares, Regina elogiou o desfile da Unidos da Tijuca no que ocorreu no domingo, mas disse estar confiante na força da Mocidade para voltar no desfile das campeãs no próximo domingo.

Os últimos carros agradaram especialmente o público da Sapucaí. Um deles, o paraíso do consumo, trouxe motos e carros de verdade, representando um grande shopping. O sétimo e derradeiro carro, “o paraíso da loucura é a folia”, homenageou os carnavalescos Fernando Pinto e Arlindo Rodrigues. O destaque Beth Andrade representou os carnavais de Renato Lage.

Voltar ao topo