As exportações do Paraná para os países do Mercosul chegaram a US$ 359 milhões no primeiro semestre do ano, o que representou um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o saldo da balança comercial do Estado com o bloco econômico, que era negativo nos primeiros seis meses 2003, agora é de US$ 161 milhões.

Para o governador Roberto Requião, grande parte desse crescimento -apontado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) – se deve à prioridade que estabeleceu com os países vizinhos para o fomento do intercâmbio comercial do Estado. “O Paraná é o único Estado que tem uma política pública de integração com Mercosul e é por isso, também, que já somos o segundo Estado que mais exporta no país”, destaca.

O governador lembra que a política que definiu tem bases planejadas. Afirma que desde o início de atual administração e anteriormente, como senador, estabeleceu diretrizes firmes para o Paraná ampliar suas parcerias com o Mercosul. No atual governo, acrescenta, criou o Programa de Desenvolvimento da Produção, executado por sete Secretarias de Estado.

continua após a publicidade

continua após a publicidade