Missão do FMI já está em Brasília para revisão do acordo

A missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Brasília para a última revisão do acordo de cerca de US$ 30 bilhões firmado no ano passado com o Brasil. O grupo, liderado por Jorge Marquez Ruarte, pretende discutir com a equipe econômica do governo brasileiro a situação macroeconômica do país, para definir a autorização do saque de US$ 8 bilhões, pelo Brasil, até o fim do ano.

Tradicionalmente, as equipes do fundo e do governo avaliam conjuntamente o cumprimento das metas de inflação, de superávit primário (diferença entre a receita e despesas do setor público sem contabilizar juros), histórico das taxas nominais de juros adotadas pelo Comite de Política Monetária do Banco Central (Copom) e outras medidas de políticas monetária e fiscais adotadas pelo governo brasileiro.

A expectativa de alguns agentes econômicos é que seja assinado novo acordo entre Brasil e FMI. Há onze dias, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, não descartou, em Buenos Aires (Argentina), a possibilidade da renovação do acordo. Segundo ele, o governo vai decidir nos próximos dias se o Brasil vai mesmo fazer nova negociação. Em caso afirmativo, o ministro defende que será apenas um acordo de garantia, como uma espécie de seguro, já que a situação da econômia não exige a assinatura de um novo acordo. Segundo a agência de notícias Lusa, a expectativa é do FMI em relação à econômia brasileira é positiva.

Voltar ao topo