Miramax relança “Cidade de Deus” na corrida ao Oscar 2004

A distribuidora internacional Miramax decidiu relançar o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, nos EUA e, assim, colocá-lo na disputa ao Oscar 2004 em categorias principais.

No ano passado, “Cidade de Deus” representou o Brasil na disputa por uma vaga ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas não entrou na seleção, em fevereiro, anunciada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A decisão é possível porque “Cidade de Deus” estreou nos EUA em janeiro deste ano, e é considerado, portanto, um filme de 2003. Na época do anúncio dos indicados ao Oscar, “Cidade de Deus” estava sendo exibido em poucas salas norte-americanas, as chamadas “salas de arte”, e só teria seu circuito ampliado caso disputasse o prêmio.

A empresa considerou a não-indicação do filme ao Oscar 2003 a maior injustiça da história do prêmio, dado anualmente.

Miramax

A Miramax é um dos principais estúdios norte-americanos e, neste ano, por exemplo, dominou o Oscar com 40 indicações, no total.

De acordo com nota enviada à imprensa, a Miramax aposta no potencial de “Cidade de Deus” e acredita que ele possa ser indicado nas categorias Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Roteiro Adaptado.

O filme será lançado no Brasil em vídeo em junho, mas seu lançamento em outros países foi vetado, segundo a Miramax, para que ele possa ser relançado nos circuitos internacionais. Seu relançamento deve acontecer no quarto trimestre de 2003.

Voltar ao topo