Ministros iniciam escolha do 2.º escalão; Casa Civil já tem 4 nomes

Após a apresentação do primeiro time do novo governo na reunião ministerial de sexta-feira intensificaram-se as negociações e pressões para a escolha dos integrantes do segundo escalão. Pelo menos quatro futuros ministros, entre eles o da Fazenda, Antônio Palocci, passaram a manhã de hoje (28) no escritório de transição analisando nomes indicados pelo PT e por partidos aliados para os cargos mais cobiçados.

O futuro ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, anunciou alguns de seus principais auxiliares. Swedenberger Barbosa, secretário de governo do Distrito Federal na gestão de Cristovam Buarque, será o secretário-executivo. Luiz Alberto Santos, que trabalha para a bancada do PT no Senado, ficará com a subchefia de Ação Governamental. José Antônio Dias Tóffoli, advogado do partido na Justiça Eleitoral, ocupará a subchefia de Assuntos Jurídicos. Vicente Trevas, integrante do diretório nacional do PT, será o subchefe para Assuntos Federativos.

O futuro secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, também esteve no escritório de transição, montado no Centro de Treinamento do Banco do Brasil, e disse que ainda está escolhendo sua equipe.Vários ministros deveriam se reunir ainda hoje com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Fila

A futura ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, por exemplo, planejava submeter as indicações para o comando da Eletrobrás. Também estariam na Granja do Torto Jaques Wagner (Trabalho), Marina Silva (Meio Ambiente) e Marcio Thomaz Bastos (Justiça). Foram avaliadas pelos ministros reunidos no escritório de transição as indicações para empresas e agências da Região Norte: Eletronorte, Banco da Amazônia S.A. (Basa), Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

O único nome praticamente certo é o do senador Ademir Andrade (PSB-PA) para a presidência da Eletronorte. Ademir foi candidato ao governo do Pará e no segundo turno aliou-se à petista Maria do Carmo, derrotada pelo tucano Simão Jatene.

Para negociar e discutir o preenchimento dessas vagas foi criado o Fórum de Estados da Região Norte, com cinco integrantes do PT, incluindo o governador do Acre, Jorge Viana. A presidência do Basa deverá ser preenchida por indicação do PT do Pará, assim como a da ADA. E a presidência da Suframa está sendo disputada pelo governador eleito do Amazonas, Eduardo Braga (PPS), e o prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento (P

Voltar ao topo