Ministro recebe visita de embaixadores africanos

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, recebeu hoje, 7, às 11h, em seu gabinete, a visita do embaixador de Moçambique no Brasil, Amadeu Paulo da Conceição. Além da implantação do Programa Bolsa-Escola em seu país, o embaixador veio discutir a possibilidade de nova cooperação técnica entre o MEC e aquela nação africana. A formação de professores de ensino técnico foi um dos temas discutidos pelas duas autoridades.
No último dia 4, o secretário do Programa Bolsa-Escola do MEC, Marcelo Aguiar, esteve em Maputo, capital de Moçambique, representando o ministro na solenidade de lançamento do Bolsa-Escola. Depois de instalado na capital, o governo moçambicano pretende levar o programa para outras regiões do país.
O diretor de Planificação do Ministério da Educação de Moçambique, Virgílio Juvane, disse que o governo considera o Bolsa-Escola uma das estratégias mais importantes para a redução de pobreza naquele país do sudeste africano. “O programa vai fazer parte do Plano de Ação para a Redução da Pobreza Absoluta (Parpa), e será implementado em nível nacional”, declarou Juvane. A pobreza atinge mais de 69% dos moçambicanos e o analfabetismo alcança 60% da população.
Convidado pelo embaixador, Cristovam Buarque deve visitar Moçambique ainda no primeiro semestre deste ano.
Cortesia – O ministro Cristovam Buarque recebeu ainda hoje, 7, às 11h30, a visita de cortesia do embaixador de Gana no Brasil, Daniel Yaw Adjel. Durante o encontro, eles discutiram uma possível colaboração do MEC na área de tecnologia educacional.

Voltar ao topo