Ministro italiano doa livros para as bibliotecas das escolas do Paraná

Em sua primeira visita oficial a Curitiba, o Ministro dos Italianos no Mundo, Mirko Tremaglia, foi recebido pelo vice-governador Orlando Pessuti e na oportunidade entregou 500 volumes do livro ?Gigante Brasileiro?, que deverá ser distribuído nas escolas estaduais do Paraná. O livro foi escrito pelo autor italiano Luigi Sarcinella, que faz um relato de suas viagens em diversas cidades do Brasil. No texto destaca a história do país, os costumes e as belezas naturais sob a ótica peculiar de um estrangeiro.

Além da entrega dos livros, o ministro assinou diversos convênios de cooperação e discutiu a implantação de acordos para o ensino da língua italiana na rede pública de educação, a criação da Casa da Itália em Curitiba e uma rede integrada para melhorar a prestação de serviços assistenciais aos cidadãos italianos residentes no Paraná. Atualmente residem no Estado 30 mil italianos.

Segundo o vice governador Orlando Pessuti, a visita oficial do Ministro Mirko Tremaglia ao Paraná mostra a força da colonização italiana no Estado e a importância de se estreitar os laços com a Itália. ?Temos uma pluralidade étnica muito grande e a presença italiana na nossa cultura é muito significativa. Este é um sentimento que está muito presente nas famílias paranaenses? comentou Pessuti.

Escola de Arte

O ministro dos Italianos no Mundo também inaugurou em Curitiba a Scuola Italiana d?Arte Marzio Tremaglia. A escola será mantida pelo Centro de Cultura Italiana no Paraná e vai promover cursos de restauros de Bens Culturais Artísticos, Restauro de Patrimônio, Oficinas de Fusão do Vidro, Vitrais a Chumbo além de utilizar técnicas de ?Vetri di Murano, Cerâmica, Automação, Gestão e Controle de Qualidade do Sistema Industrial. A escola terá como meta dar atendimento às crianças e adolescentes carentes da Vila das Torres.

Voltar ao topo