Ministro Guedes participa da abertura da Pork Expo 2006, em Foz do Iguaçu

A ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, concede nesta quarta-feira, dia 25, uma entrevista coletiva à imprensa a partir das 19h30 no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. Após a sabatina, às 20h, o ministro participa da abertura da Pork Expo 2006, o maior evento do mundo dedicado exclusivamente à suinocultura.

Esta é a primeira participação de Guedes em um evento dedicado exclusivamente à suinocultura. A expectativa ainda é de que o ministro comente o anúncio feito na semana passada a respeito do fim das restrições sanitárias impostas ao estado do Paraná por conta da confirmação, no ano passado, da existência do foco de febre aftosa.Após a decisão dos técnicos do Departamento de Saúde Animal (DSA) de informar que não havia indícios de circulação do vírus da doença na região, Guedes deu prazo de duas semanas para que fosse encaminhado um relatório à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) com todas as informações da análise. Segundo ele, o documento deve ser analisado em dezembro, durante reunião do comitê técnico da OIE, em Paris.

Além da presença do ministro, o evento, que será realizado até o dia 27, tem intensa programação científica envolvendo grandes estudiosos do setor de países como Espanha, Argentina, Estados Unidos, Austrália, França, Alemanha e Chile, que farão palestras durante o III Congresso Latino Americano de Suinocultura. Os três dias de exposição no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu terão, além das atividades científicas, o Festival da Carne Suína, com mostra de diversos pratos à base do produto, a ?Corrida do Porco?, competição de animais treinados, e o "Curso de Cortes de Carne Suína" recheiam a programação.

A Pork Expo 2006 acontece em um momento positivo da suinocultura brasileira. Segundo dados da Embrapa Suínos, o setor fatura mais de R$ 12 bilhões por ano. Além de gerar emprego e renda para cerca de 2 milhões de propriedades rurais. Nas exportações, dados da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), indicam que as exportações brasileiras de carne suína no acumulado de janeiro a setembro foram de US$  725 milhões e 548 mil toneladas. O Brasil está em 6º lugar entre os consumidores de carne suína do mundo.

Voltar ao topo