Ministro encaminha propostas para melhorar ensino no campo

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, encaminha ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje, dia 8, propostas para melhorar o ensino no campo. Lula vai anunciar as novas diretrizes da Educação rural no próximo dia 14, durante a realização do Grito da Terra Brasil 2003.
Entre as propostas estão o combate ao analfabetismo no meio rural, a criação de um órgão específico para o ensino rural no Ministério da Educação, a reabertura das escolas agrotécnicas federais e a indicação de um representante do ensino rural no Conselho Nacional de Educação. Todas as metas foram discutidas com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).
Cristovam Buarque disse aos representantes da entidade, ontem à noite, que o MEC está avaliando a implantação de medidas que não dependem de alterações na legislação. O ministro destacou a importância da realização de 27 seminários nos estados, proposta pela Contag, para envolver todos os segmentos sociais na valorização da Educação no campo.
O momento, segundo Cristovam, é favorável para um salto na Educação porque a sociedade brasileira está amadurecendo e os sindicatos descobriram o valor do ensino. “A hora é esta. Temos um presidente que vem do lado daqueles que precisam de Educação. A mídia está reconhecendo a necessidade de Educação. O PT é um partido comprometido com a Educação”, observou o ministro, que sugere, ainda, maior envolvimento de estados e municípios.

Voltar ao topo