Ministro do STJ alerta para caos na Justiça

O ministro Ru Rosado de Aguiar Júnior, do STJ, alertou que a crescente procura pelos serviços da Justiça, em média 10% a mais por ano, exige mudanças no Judiciário que, segundo ele, se não forem feitas, vai gerar “uma situação de verdadeiro caos”. Segundo Rosado, o orçamento e a infra-estrutura judiciária do País não conseguem acompanhar o mesmo percentual de crescimento, o que pode provocar uma grave crise.

Ele participou da abertura do seminário “Juizados Especiais Federais: Processo Eletrônico e Juizado Itinerante”, que reúne juízes, presidentes dos TRFs, desembargadores, ministros e demais operadores do Direito no Fórum Social da Justiça Federal, em São Paulo. Rosado de Aguiar é coordenador-geral dos Juizados Especiais em nível nacional e foi convidado para debater os problemas atuais do funcionamento destas instâncias.

Elogiando a iniciativa do Juizado Especial da 3.ª Região, que dispõe de mecanismo totalmente informatizado para o trâmite das ações, Ruy Rosado fez um levantamento das carências do setor: “Os Juizados Especiais comprovam que nós não precisamos de processo de papel. No entanto, necessitamos da existência de Varas Federais instaladas em todas as grandes cidades. Sem contar com a urgência de aparelhar os Juizados com um quadro funcional especializado para atender as demandas dos cidadãos que nos procuram”, enumerou.

O ministro ainda debateu a urgência de se interiorizar a Justiça, fortalecendo as atividades da Defensoria Pública para o cidadão que não pode pagar um advogado.

Voltar ao topo