Brasília – O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, disse nesta quarta-feira (9) que espera um desdobramento positivo das negociações entre a Petrobras e a estatal boliviana de petróleo e gás YPFB. A reunião de negociação foi marcada para 9h horário de La Paz, (10h em Brasília).
?Aguardamos uma posição sobre os preços. Se não chegarmos a um acordo, vamos para a arbitragem. O que nós estamos torcendo é para que haja bom senso nas negociações entre as empresas?.
Ao ser indagado se poderá haver problemas no abastecimento de gás no país, Rondeau disse que há uma preocupação natural sobre o assunto, mas adiantou que o Brasil tem um plano B, que é o contingenciameto.
Ele esclareceu, no entanto, que o plano não foi criado por causa desse episódio com a Bolívia. ?Temos [o plano B] há mais de um ano, por conta de acidentes naturais. Temos que trabalhar sempre com um plano B?.
O ministro disse que um eventual aumento do preço por conta do contingenciamento é absulatamente normal. ?É a lei da oferta e consumo, o mercado é livre e vai se equilibrar?.


