Ministro diz que Conselho de Jornalismo é assunto da categoria

O ministro da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, disse hoje que o anteprojeto de lei do governo que visa a criação do Conselho Federal de Jornalismo deve ser debatido dentro da categoria.

?Essa é uma demanda que veio de uma organização sindical de vocês (jornalistas). É um assunto pertinente a vocês. Vocês são profissionais que sabem o limite da ação, sabem que a liberdade de imprensa é um valor definitivo para a democracia, mas sabem também que, numa sociedade, nada é absoluto. Portanto, os limites ou maneiras de como se deve conduzir eticamente é um assunto que vocês, profissionais, devem discutir no âmbito da situação de vocês?, destacou.

O ministro participou do lançamento do programa Soldado Cidadão, que vai oferecer cursos de capacitação profissional a cerca de 30 mil jovens, até o fim do ano, que prestam serviço militar.

Questionado sobre o anteprojeto, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, disse que não o conhece, mas ressaltou que qualquer forma de cercear o direito à informação é inconstitucional. ?A Constituição assegura à sociedade o direito de ser bem informada e assegura à imprensa a liberdade de imprensa. Qualquer tentativa que possa colocar em confronto o direito da sociedade de ser bem informada e o direito da imprensa de, através das suas fontes, repassar as informações esbarra na Constituição?, disse ele. O presidente do STJ também participou da solenidade de lançamento do projeto Soldado Cidadão.

Voltar ao topo