Ministro da Saúde lança programa no Paraná na segunda-feira

O ministro da Saúde, Humberto Costa, fará na próxima segunda-feira, às 14 horas, no Palácio Iguaçu, o lançamento do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Paraná. O evento contará com a presença do governador Roberto Requião, do secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, e de autoridades dos dois municípios que receberão o sistema já na próxima semana, Curitiba e São José dos Pinhais.

O Samu é um dos principais programas na área de saúde do governo federal é prevê toda a organização da assistência pré-hospitalar de urgência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), prevendo toda uma rede de atenção, desde o atendimento básico das emergências até a alta complexidade, com as internações e procedimentos cirúrgicos. O programa vai funcionar como um forte potencial ordenador da assistência, respondendo a todas demandas de urgência, sejam elas no domicílio, no local de trabalho, em vias públicas ou onde o paciente vier a precisar do SUS.

O sistema é patrocinado pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, com a parceria dos Estados e municípios. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) agregou o Samu ao Plano Estadual de Atenção à Urgência e Emergência, aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde. Serão implantados sete Samu com abrangência regional, que atuarão em conjunto com o Siate ? este último continua com a sua função de atendimento às emergências causadas por acidentes.

A região abrangida por Curitiba e São José dos Pinhais, com um total de 1,9 milhão de habitantes, receberá na segunda-feira 18 ambulâncias de porte básico e 5 de porte avançado (UTIs móveis). Os médicos e enfermeiros receberão treinamento durante toda a próxima semana. Ainda em julho e em agosto, receberão o Samu as regiões de Ponta Grossa e Castro, Apucarana e Arapongas, Maringá e Sarandi, Londrina, Guarapuava. A sétima região que contará com o Samu, de Foz do Iguaçu, receberá o serviço até o final deste ano.

Voltar ao topo