Ministro da Saúde faz pronunciamento em rede nacional

O ministro da Saúde, Humberto Costa, fará pronunciamento amanhã à noite (dia 13), em rede nacional de rádio e televisão, convocando a população para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que acontece no próximo sábado, dia 14.

Com o slogan “É só um passo para você e muitos para ele”, a mobilização deste ano pretende imunizar mais de 17 milhões de crianças menores de cinco anos, o que corresponde a 100% dos meninos e meninas nesta faixa etária.

Em seu pronunciamento, o ministro Humberto Costa vai reforçar a importância de que todas as crianças menores de cinco anos sejam vacinadas, mesmo as que apresentem tosse, gripe, corisa, rinite ou diarréia. Como não existe tratamento para a pólio, somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.

Ao todo, o Ministério da Saúde está aplicando R$ 27 milhões na campanha contra a pólio. Serão mais de 116 mil postos de vacinação em todo o país, funcionando de 8h às 17h. Este ano, 443 mil pessoas, entre servidores e voluntários, estarão engajados na campanha.

Nas áreas rurais e de difícil acesso, as crianças também poderão atualizar o cartão de vacinação. Serão oferecidas as vacinas BCG (que protege contra formas graves de tuberculose), DTP+Hib (difteria, tétano, coqueluche e doenças provocadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B), Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DT (difteria e tétano), SR (sarampo e rubéola), febre amarela e hepatite B.

Voltar ao topo