O deputado Henrique Fontana (PT/RS) disse, nesta quinta-feira, que a primeira reunião do ministro da Secretaria da Coordenação Política e Articulação Institucional, Jaques Wagner, com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), teve o objetivo de reestabelecer os critérios de relação da bancada com o governo. O deputado Henrique Fontana presidiu a mesa de trabalhos da reunião da bancada do PT com o ministro Jaques Wagner.

continua após a publicidade

"Queremos uma bancada que possa exercer a sua autonomia, fazer debates permanentes e responsáveis sobre os diferentes pontos que são debatidos na pauta do Congresso Nacional e queremos, ao mesmo tempo, que as relações com o governo sejam relações cotidianas, periódicas. Ou seja, que não haja uma relação em cima de crises e assim por diante", afirmou.

De acordo com o parlamentar, a reunião teve um caráter de "encontro", uma vez que o ministro assumiu a Coordenação Política do governo há pouco tempo. Ele qualificou a reunião como "extremamente positiva".

Perguntado se o ministro Wagner havia trazido alguma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Fontana assinalou que ele trouxe sim a "disposição e vontade" do presidente Lula de ampliar o diálogo com a bancada neste momento de crise e dificuldade que que o país vive. "Todos têm que fazer a sua auto-crítica dos erros cometidos e apontar para o futuro", observou Fontana.

continua após a publicidade

Na visão do deputado petista, "é preciso uma bancada do PT forte, unificada, respeitando as diferentes avaliações de opinões que sempre deram ao nosso partido vigor". Ele disse que a bancada do PT "seguramente será a principal bancada que vai sustentaro governo do presidente Lula nesse momento de crise".

Ainda segundo Fontana, o ministro Jaques Wagner colocou claramente "a disposição de que as reuniões ocorram com mais freqüência" e que tenham "mais conseqüência prática nos encaminhamentos".

continua após a publicidade