Ministro anuncia criação de plano de promoção do turismo doméstico

Rio – O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, anunciou hoje (27) a criação do Plano Vai Brasil, de promoção do turismo interno. Segundo o ministro, o objetivo do plano é reunir esforços de todo os setores ligados ao turismo para permitir
que os 75 milhões de trabalhadores brasileiros conheçam o Brasil dentro da possibilidade de seus salários. Walfrido fez o anúncio na solenidade de abertura do 33º Congresso Brasileiro de Agências de Viagem e Feira das Américas (Abav 2005).

Para o ministro, trata-se de uma questão estratégica, já que "o que faz a movimentação do setor de turismo no Brasil não é o turismo internacional, mas o doméstico". De acordo com o ministro, a idéia é que nos meses de baixa temporada nos locais de destino haja uma redução nos custos de passagens aéreas, hotéis, restaurantes, táxis e locadoras de veículos, entre outros serviços que compõem o setor, para garantir o movimento interno durante todos os meses do ano.

"Dormir, comer, comprar e passear são os verbos que fazem girar a roda extraordinária do turismo, que gera US$ 3,7 trilhões por ano na economia mundial", afirmou Walfrido. Ele informou que a meta do Plano Nacional de Turismo, do governo federal, é de que até o fim deste ano o número de desembarques domésticos chegue a 44 milhões e, em 2007, a 66 milhões.

Na opinião do ministro, trata-se de uma meta desafiadora, mas que será alcançada se for mantido o ritmo de crescimento do setor, calculado em 20% nos oito meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2004. "É só estar vivo para ver", afirmou.

O Plano Vai Brasil deve ser lançado em novembro, durante o Festival Internacional de Gramado, no Rio Grande do Sul. O Vai Brasil é uma das ações do Plano Cores do Brasil – Marketing Turístico Nacional, que reúne estratégias de marketing para incentivar o turismo interno através da promoção do orgulho de ser brasileiro.

Voltar ao topo