O Ministro do Interior da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, voltou a defender nesta segunda-feira a utilização do Exército durante a da Copa do Mundo. Segundo ele, o fato de não haver uma ameaça concreta de terrorismo não garante a segurança no país durante o torneio, já que não se vê uma evolução positiva nos conflitos internacionais.

continua após a publicidade

"As forças armadas são necessárias perante situações especiais de segurança ou em atos de terrorismo", explicou Schaeuble, em reunião com integrantes do governo.

Apesar de defender a utilização do Exército, o ministro lembrou que não há indícios de atentado terrorista contra a Alemanha. Além disso, Schaeuble citou a última mensagem divulgada pela rede terrorista de Osama Bin Laden, que colocava a Alemanha dentro do grupo de "baixa ameaça".

Outro ponto que também preocupa o ministro são os mais de 10,5 mil torcedores registrados como violentos pela polícia alemã. A intenção do governo é de evitar que esses torcedores se aproximem dos estádios nos horários de jogos. Se necessário, o governo pretende prendê-los temporariamente.

continua após a publicidade

A Copa do Mundo começa no próximo dia 9 de junho, com o jogo entre Alemanha e Costa Rica. O Brasil estréia no dia 13 de junho contra a Croácia.