Ministro afirma que vacina pode evitar internação de idosos

São Paulo – A gripe é um dos maiores problemas de saúde de pessoas acima de 60 anos, porque exige internação hospitalar e pode gerar outras doenças mais graves, como a pneumonia. Por este motivo, é importante que os idosos de todo o país sejam vacinados anualmente. O ministro da Saúde, Humberto Costa, abriu oficialmente há pouco, nesta capital, a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que prossegue até o dia 30 deste mês.

“Uma das grandes causas de internação hospitalar em pessoas idosas é a pneumonia decorrente da gripe. Para os mais jovens, a gripe é apenas um episódio que incomoda, faz perder um dia de trabalho, mas, para as pessoas idosas, transforma-se, muitas vezes, em complicações que exigem internação. O ambiente hospitalar é sempre um ambiente difícil para a pessoa idosa. Então, evitar a gripe é a certeza de que nós vamos poder evitar também a internação hospitalar”, disse o ministro, na abertura da campanha.

Humberto Costa informou que a campanha do ano passado atingiu o recorde de vacinar 82% dos idosos brasileiros. “Creio que nós vamos cumprir com folga novamente o mínimo definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 70%”, acrescentou.

O Ministério da Saúde está empregando R$ 105,1 milhões na campanha deste ano, mobilizando cerca de 265 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 57 mil postos de vacinação em todo o país. Estão sendo disponibilizadas mais de 16 milhões de doses da vacina contra a gripe. “É o suficiente para atender toda a população idosa brasileira e, com certeza, nós vamos superar os números do ano passado”, disse Costa.

O ministro destacou, também, a economia obtida pela vacinação, uma vez que mais de 50 mil internacões foram evitadas desde 1998 por causa da campanha. Neste ano, a estimativa é de que, no mínimo, de 10 a 15 mil internações deixem de ser realizadas por conta da vacinação. “O principal custo é o custo social das pessoas que perdem a qualidade de vida por conta de estarem acometidas da gripe e suas complicações”, observou o ministro.

Participaram do lançamento da campanha, realizada na Sociedade Beneficente A Mão Branca de Apoio aos Idosos, na zona sul da cidade, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata; e os atores Raul Cortez e Bárbara Bruno.

Voltar ao topo