Ministra do Meio Ambiente lamenta saída de Gabeira do PT

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse há pouco lamentar a decisão do deputado federal Fernando Gabeira (RJ) de deixar o Partido dos Trabalhadores (PT). E contou ter sido informada pela imprensa sobre a saída do deputado. “Ainda não conversei com ele, que é altamente importante e valioso, não apenas para o Partido dos Trabalhadores mas também para o Brasil. Ele foi uma das pessoas que me ensinou os rudimentos. Eu defendia a ecologia, mas não tinha os conceitos”, disse.

Gabeira deixou hoje PT alegando diferenças indiscutíveis. Segundo ele, o núcleo dirigente do PT tem surpreendido e “atropelado” seus militantes com decisões que dificultam a transformação democrática. Gabeira disse que a gota d’água para o seu afastamento foi a invasão do Parque Iguaçu por dois prefeitos e um parlamentar do PT: “Um deputado federal do PT e dois prefeitos do partido invadem dizendo que têm o apoio do governo. Seria necessário que o governo e o PT se manifestassem claramente sobre isso, uma vez que o parque é patrimônio da humanidade e não podemos deixar que uma estrada seja construída à revelia da lei”, disse.

O parlamentar também lembrou que o anúncio por parte do ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, de que o Brasil está produzindo urânio enriquecido, só pode ser uma provocação aos pacifistas. “Esse anúncio feito por alguém que já declarou que o Brasil deveria ter uma bomba atômica, só pode ser provocação. Para mim esse é o fim do caminho”, afirmou.

De acordo com Gabeira, as diferenças sempre podem ser discutidas mas, segundo ele, é desconfortável ter que fazer cotidianamente críticas ao governo e ainda assim pertencer ao PT. “Eu prefiro sair do partido e fazer estas críticas. Não é possível para um político que tem sua vida voltada para a defesa do meio ambiente aceitar uma série de medidas que foram tomadas”, salientou. Fernando Gabeira declarou que pretende exercer, a partir de agora, um trabalho independente na Câmara dos Deputados.

Voltar ao topo