Ministra da Igualdade Racial debate programas com Cristovam

A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, foi recebida hoje pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, com quem iniciou discussões que visam promover a igualdade social no país. Foram discutidos assuntos como o programa Diversidade na Universidade, que deverá ter continuidade no MEC.

Na próxima semana, ela encontra com o ministro Cristovam Buarque e alguns dos seus assessores, para discutirem a formação de professores e ensino inclusivo. Segundo Matilde Ribeiro, “a questão racial deve ser absorvida nas escolas como disciplina própria e tema transversal, mas, em primeiro lugar, com a capacitação de professores, para que o assunto não seja tratado como uma coisa estanque e, sim, faça parte da vida da sociedade”.

Amanhã, Dia da Abolição dos Escravos, a ministra será recebida às 15 horas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A seu ver, o 13 de maio é uma data para reflexão e não para comemoração: “A sociedade brasileira tem sido justa com os negros?”, indaga. Esta questão pode tomar outros rumos, com mudanças e pactos, daí estar procurando todos os ministros do Governo Lula para ver como fazer parcerias e lutar por uma causa comum.

Na sua opinião, promover a igualdade social é uma questão fundamental no País. É, também, favorável às quotas para negros nas universidades, “não como um fim em si mesmo, mas para contribuir na correção das desigualdades históricas”.

Voltar ao topo