Ministérios não têm ‘porteira fechada’, avisa Lula

Na primeira reunião ministerial de seu segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou ontem que o governo não vai ?soltar as rédeas? dos gastos públicos e sinalizou que não quer caça aos técnicos petistas nos ministérios entregues aos aliados. No encontro, Lula defendeu gestões controladas, pediu um planejamento econômico até 2022 e recomendou aos novos ministros que mantenham ?técnicos? indicados por outros partidos nos cargos, pois não teria entregue as pastas com ?porteira fechada?. ?Todos temos de entender que não existem políticas de ministro, existem apenas políticas de governo, boas ou más?, afirmou.

Um dos participantes do encontro, o ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social, relatou que o presidente pediu ?espírito de governo de coalizão?. ?É saudável que diferentes partidos tenham técnicos em diferentes ministérios?, relatou. ?Não é porteira fechada?, completou. Na semana passada, o presidente já havia mandado um recado ao novo ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), para não demitir pessoas ligadas ao PT e à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Lula também recomendou que os ministros sejam cuidadosos ao fazer declarações envolvendo outros países. Nas últimas semanas, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, causou polêmica ao criticar o modelo de comunicação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. O cuidado nas declarações, segundo assessores, também poderia ser um recado à ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, que causou constrangimentos ao governo na semana passada ao afirmar que insulto a brancos não era racismo.

Voltar ao topo