Ministérios devem investir R$ 29,2 milhões em centros de pesquisa clínica

Os ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia devem investir R$ 29,2 milhões na melhoria de 14 centros de pesquisa clínica, com o objetivo de incentivar a descoberta de remédios e de tratamentos de saúde. As unidades escolhidas funcionam em hospitais de ensino e a previsão é de que recebam a verba em três parcelas anuais, até 2007.

A diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Suzanne Serruya, acredita que os resultados das pesquisas em saúde vão beneficiar toda a população. "Pela primeira vez no Brasil, teremos as instituições de mais alto gabarito em saúde trabalhando juntas para atender às necessidades da população", afirma.

Com a implementação das unidades, Suzanne estima que seja possível executar várias linhas de pesquisas, como as de novos medicamentos para tratar doenças que despertam pouco interesse do setor produtivo tradicional. Cada instituição terá o compromisso de realizar pesquisas para o Ministério da Saúde que atendam os interesses dos usuários do Sistema Único de Saúde.

O dinheiro repassado pelos ministérios será investido em qualificação de pessoal e na compra de material necessário para as pesquisas. Em alguns casos também serão realizadas reformas e ampliações dos centros.

Voltar ao topo