Ministério Público poderá atuar em conflito pela moradia

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6487/06, da deputada Socorro Gomes (PCdoB-PA), que obriga o Ministério Público a se manifestar em conflitos pela moradia. O objetivo, explica a deputada, é impedir a ação violenta da polícia na reintegração de posse de imóveis ocupados.

Atualmente, o Ministério Público age somente para reprimir ou impedir os danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio público e cultural, além de atuar na defesa de deficientes físicos, indígenas, crianças e adolescentes e de outros interesses difusos, coletivos e indisponíveis.

Direito à moradia

A Emenda Constitucional 26 acrescentou a moradia à categoria dos direitos sociais. Na opinião de Socorro Gomes, a intervenção do Ministério Público em conflitos pela moradia "poderá evitar desfechos trágicos, quase sempre envolvendo prisões, espancamentos e até mortes, gerando grande instabilidade social".

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.