Ministério promove semana de mobilização para lembrar Dia Internacional da Juventude

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome promove, a partir de hoje, a Semana de Mobilização do Agente Jovem, para lembrar o Dia Internacional da Juventude, a ser comemorado na próxima sexta-feira (12). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas. Durante toda a semana, adolescentes carentes de 23 estados brasileiros vão realizar atividades artísticas e de conscientização sobre o meio ambiente, saúde e cidadania.

O Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano é um projeto voltado para rapazes e moças de 15 a 17 anos, que se encontram fora da escola e vulneráveis do ponto de vista social e pessoal. O objetivo do programa é criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema de ensino; promover sua integração à família, à comunidade e à sociedade; prepará-lo para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade; e contribuir para a diminuição dos índices de violência, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não planejada.

No período em que permanecem no programa ? o tempo máximo é de um ano ? os adolescentes recebem uma bolsa mensal de R$ 65 como incentivo. Até o mês de julho, o projeto atendeu 57.038 jovens em 1.077 municípios brasileiros. Atualmente, no Distrito Federal, 425 adolescentes de ambos os sexos são beneficiados pelo projeto em sete regiões administrativas (Ceilândia, Gama, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Santa Maria e Sobradinho).

Voltar ao topo