Ministério fortalece combate à discriminação no emprego

Os 75 núcleos de Combate à Discriminação e de Promoção de Igualdade e Oportunidade no Emprego espalhados por todo o país vão ganhar as ruas, saindo da tradicional posição de esperar que as denúncias cheguem até eles para buscar a conscientização dos empregadores sobre a importância de contratar.

O anúncio foi feito hoje pelo assessor especial do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, Nilton Freitas, durante palestra no Segundo Encontro sobre Promoção da Igualdade de Oportunidade: Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência, na capital paulista.

Com a medida, segundo Freitas, o Ministério do Trabalho pretende fortalecer as políticas públicas de combate à discriminação no mercado de trabalho, e assim cumprir uma das metas prioritárias do governo federal, de inclusão social.

Freitas informou que o governo pretende mudar os conceitos. ?Ao invés de fiscalizar e multar, demonstrar os efeitos benéficos das contratações?. Ele garantiu que o governo está atento para evitar que ocorra o fenômeno da troca de salários, ou seja, a substituição de um contratado por outro de remuneração mais baixa.

?As políticas são sempre articuladas em sistemas de parcerias para que não exista esse ou aquele para sobrepor a lei e mesmo tirar proveito das situações. Acreditamos que hoje, em um cenário de crescimento econômico, há uma possibilidade maior de equidade, de mais acesso de negros, jovens, idosos e pessoas com deficiência nos postos de trabalho?, disse.

Voltar ao topo