Ministério do Trabalho e CNI vão oferecer cursos gratuitos de capacitação

Brasília ? O Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), vai oferecer cursos gratuitos de capacitação profissional a trabalhadores desempregados cadastrados no Sistema Público de Emprego. O objetivo é permitir que eles possam se aperfeiçoar, aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho.

A prioridade são jovens entre 16 e 24 anos, pessoas acima dos 40 anos, mulheres chefes de família e portadores de deficiência. Os cursos serão oferecidos gratuitamente pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de acordo com a realidade de cada região.

Na avaliação do secretário-executivo do ministério, Remídio Todeschini, o projeto será uma boa oportunidade para quem está desempregado, pois, com um curso profissionalizante no currículo, o trabalhador terá mais chances de conseguir um novo posto de trabalho.

"Precisamos reunir todos os que atuam em políticas de qualificação para que a gente possa acertar melhor o resultado da ação de inserção no mercado de trabalho. Acertar na pontaria, para que essas pessoas que buscam emprego tenham de fato um emprego garantido depois, mediante um curso de qualidade", disse.

Os cursos começam neste mês e, na primeira fase, vão atender 1,8 mil trabalhadores das cidades de Rio Branco (AC), Recife (PE), Betim (MG) e São Leopoldo (RS). Até o final do ano, o projeto deve ser estendido a outras cidades do país, com a expectativa que cinco mil trabalhadores sejam capacitados.

Voltar ao topo