Ministério divulga até amanhã cidades beneficiados pelo fundo de habitação

Brasília ? O Ministério das Cidades deve divulgar até amanhã (28) a lista dos primeiros municípios selecionados para receber recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Segundo o ministro das Cidades, Marcio Fortes, o fundo conta com R$ 1 bilhão, para aplicação em urbanização de assentamentos precários e na construção de casas.

"A liberação [dos recursos] será a curtíssimo prazo. Já temos uma lista relativa à urbanização de assentamentos precários, praticamente já está concluída, e estamos fechando hoje a lista dos municípios que serão beneficiados no que diz respeito à construção de habitações", explicou Fortes, em entrevista às emissoras de rádio da Radiobrás.

Segundo o ministro, o acesso a recursos do FNHIS é uma das reivindicações dos prefeitos que participam da 9ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ele disse que já recebeu no gabinete cerca de 200 prefeitos, de um total de 3 mil participantes.

Fortes informou que o ministério começou a receber as cartas-consulta dos municípios em fevereiro. Segundo ele, a demanda por recursos foi três vezes maior que o volume disponível. Marcio Fortes explicou que, para serem selecionadas, as prefeituras tiveram que apresentar um projeto.

"Muitas vezes há o pleito, mas, para fazer jus ao recurso, tem que ter o projeto. Muitos prefeitos indicavam o problema, o montante necessário, mas não tinha o projeto apresentado. Então, muitos deixaram de ser considerados."

De acordo com o ministro, critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o número de famílias a serem beneficiadas também foram levados em conta para a escolha dos municípios. A lista com as prefeituras selecionadas poderá ser consultada no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.