Ministério determina que TV digital no Brasil será aberta e gratuita

Por determinação do Ministério das Comunicações, qualquer que seja o padrão de TV digital adotado no Brasil, ele terá que ser aberto e gratuito, acessível à população atendida pela TV analógica e capaz de disponibilizar conexão com a Internet como forma de colaborar para o fim da exclusão digital.

A imagem de alta definição ou HDTV (Hight Definicion) é um dos principais atrativos da TV digital. O HDTV amplia o feixe de resolução de 480 linhas para até 1.080 linhas horizontais, melhorando a qualidade da textura, da cor e da profundidade de campo das imagens captadas e aumentando a sensação de realidade das cenas.

O sinal de áudio também é muito melhor. A qualidade do som digital é semelhante à do CD e reproduz com fidelidade os filmes de cinema, gravados no padrão dolby digital de 5.1 canais. Na TV digital, o sinal é constante e ininterrupto, eliminando os problemas de recepção e as imagens tremidas ou com sombras (fantasmas).

Imagem com alta definição, som digital, sinal estável, interatividade, múltiplos canais e a possibilidade de conectar a Internet pela televisão são apenas algumas das vantagens da TV digital.

Voltar ao topo