Ministério das Comunicações estimula o uso de software livre

Brasília ? O Ministério das Comunicações, por meio do Programa Gesac (Governo Eletrônico ? Serviço de Atendimento ao Cidadão) realizou, no período de 15 a 20 de maio, a 1ª Oficina de Conhecimentos Livres, em Guarapari (ES). O objetivo da oficina foi estimular a comunidade a produzir o próprio conteúdo de internet através do ensino de ferramentas tecnológicas e, desta maneira, auxiliar as ações sociais e culturais da comunidade.

Durante a oficina, os implementadores sociais do Gesac capacitaram 30 freqüentadores e colaboradores da Associação Salvamar a produzir conteúdo de internet a partir de ferramentas de software livre. Além de produzir e publicar um jornal comunitário online, os participantes aprenderam a produzir conteúdo para a wiki ? ferramenta de construção coletiva de conhecimento usada pelos implementadores sociais do programa.

O uso do software livre é um dos princípios do Programa de Inclusão Digital do Governo Federal. O ministro Hélio Costa afirma que com ampliação do Gesac até 2008, que vai saltar para 20 mil pontos, sendo metade em escolas públicas, vai continuar utilizando, preferencialmente, os softwares livres. ?A democratização plena da inclusão digital só é possível com os programas livres?, disse Hélio Costa.

Associação

A Associação Salvamar, localizada no bairro de Perocão, em Guarapari, desenvolve ações para integrar a criança, o adolescente e suas famílias à comunidade por meio de atividades esportivas, informática, reforço escolar, cursos especiais, oficinas especializadas, curso de idiomas e biblioteca comunitária. A principal meta da Salvamar é a qualificação de jovens e adultos residentes na comunidade de Perocão e vizinhança.

Voltar ao topo