Ministério da Saúde deseja aumentar produção de medicamentos

O ministro da Saúde, Humberto Costa, participou nesta segunda-feira (24/02), em Recife (PE), de um encontro com representantes dos 17 laboratórios oficias existentes no Brasil. A reunião teve como objetivo discutir com os laboratórios uma nova política de produção de medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Humberto Costa deseja ampliar o acesso da população aos medicamentos. Além da regulação do mercado, o ministro pretende que o SUS forneça mais remédios, especialmente aqueles produzidos pelos laboratórios públicos.

Uma das possibilidades indicadas pelo ministro foi a de aumento da produção nos laboratórios oficiais de fármacos para o tratamento de doenças crônicas. Atualmente, o Ministério da Saúde gasta com esses remédios, que são de alto custo, cerca de R$ 500 milhões. Os recursos são repassados aos estados e municípios para a aquisição dos medicamentos. “A produção desonerará bastante o SUS”, previu o ministro da Saúde.

A pedido do Ministério da Saúde, os laboratórios oficiais criaram um grupo de trabalho que deverá discutir ações para o crescimento da fabricação de remédios, a integração dos laboratórios (para evitar superposições e ociosidade da capacidade instalada), o aporte de mais recursos para ampliar a produção e a criação de linhas de financiamento para as áreas mais importantes. Este ano, estão previstos R$ 40 milhões do orçamento federal da Saúde para o setor.

Voltar ao topo