O estreante Adriano Silva, o Mineirinho, começou bem sua participação no WCT, a principal divisão do surfe mundial, mas o heptacampeão mundial Kelly Slater continua mostrando que os novatos ainda vão ter de remar muito antes de pensar em substituí-lo no lugar mais alto do pódio.

continua após a publicidade

Na praia de Duranbha, em Gold Coast, Austrália, com ondas de meio metro de altura, Mineirinho chegou às semifinais do Quiksilver Pro, mas não passou pelo vice-campeão Taj Burrow, apesar da boa performance. Começou a bateria com 7,67, depois obteve um 7,00 e liderou até o australiano, que eliminou o tricampeão mundial Andy Irons nas quartas-de-final, conseguir notas 8,67 e 8,33 e fechar em 17,00 a 14,67.

Como foi a primeira etapa do ano, em sua estréia Mineirinho já ocupa o terceiro lugar do ranking, ao lado do norte-americano Bobby Martinez, com 876 pontos. Além disso, Mineirinho faturou um prêmio de 10 mil dólares.

Na final, Kelly Slater bateu Taj Burrow por 16,17 a 14,60, surfando a melhor onda da bateria, que lhe valeu uma nota 9,00 e praticamente lhe garantiu os 30 mil dólares de prêmio, além de 1 200 pontos no ranking. Burrow somou 1.032 pontos e faturou 16 mil dólares.

continua após a publicidade

A próxima etapa do WCT será realizada de 11 a 21 de abril, em Bells Beach, na Austrália.