Em jornada inspirada, o Milan fez 3 a 0 no Manchester United, nesta quarta-feira (2), no Estádio San Siro, em Milão, e garantiu vaga na sua 11.ª final da Liga dos Campeões. Os gols foram de Kaká, Seedorf e Gilardino.

continua após a publicidade

Com o surpreendente resultado – o time inglês era considerado o mais forte candidato ao título -, o Milan terá a oportunidade de buscar sua sétima conquista e se vingar do Liverpool, seu algoz na edição 2004/2005 do torneio. Os italianos chegaram a abrir uma vantagem de 3 a 0 na decisão, em Istambul, na Turquia, mas cederam o empate no segundo tempo e perderam a taça nos pênaltis. O tira-teima será no dia 23 de maio, em Atenas, na Grécia.

Depois do 2 a 2 no jogo de ida, em Manchester, o Milan poderia até empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 que avançaria pelo critério de gols marcados fora de casa. A cautela, porém, não existiu. Mesmo com uma escalação aparentemente defensiva (três volantes, dois meias e apenas um atacante), o time da casa começou o jogo com tudo.

O primeiro gol saiu aos 10 minutos, quando Kaká acertou um chute rasteiro no canto esquerdo de Van der Sar. Foi o décimo gol do brasileiro, artilheiro isolado da competição. Aos 30, o holandês Seedorf aproveitou vacilo do zagueiro Vidic e acertou belo chute da entrada da área.

continua após a publicidade

Minado, o Manchester foi todo para cima, mas não conseguiu tirar proveito de seus pontos fortes – a velocidade na troca de passes e a habilidade do trio formado por Cristiano Ronaldo, Rooney e Giggs. No segundo tempo, o time inglês foi para cima e abriu espaços para o contra-ataque. Não deu outra: aos 33, Gilardino foi lançado e tocou na saída de Van der Sar e deu mais acordes à tarantella no San Siro.