Mídia da Venezuela é acusada de manipular informações

Uma comissão de observadores internacionais recebeu hoje, no Fórum Social Mundial, denúncias do Comitê de Usuários dos Meios de Comunicação da Venezuela contra quatro emissoras de televisão e dois jornais daquele país.

Os meios de comunicação são acusados de manipular e distorcer informações sobre a realidade política e social venezuelana. A iniciativa de criar a comissão, que funcionará como um júri, é da organização não-governamental Global Media Watch (Observatório Internacional de Mídia).

Adolfo Perez Esquivel, ganhador do prêmio Nobel da Paz, é o presidente da comissão de julgadores que vai decidir como será o processo de investigação das denúncias.

O advogado e escritor Luís Britto e o jornalista Earle Herrera, ambos da Venezuela, são os fiscais das denúncias. O grupo de julgadores é formado por jornalistas da Inglaterra, Canadá, Itália, Estados Unidos e Brasil.

Segundo Earle Herrera, as notícias de que a Venezuela vive um momento de terror e instabilidade política e econômica estão causando danos à saúde da população. ?Uma espécie de esquizofrenia provocada pela campanha terrorista contra o governo de Hugo Chávez está atingindo a população?, disse.

Herrera disse que o governo deixou de colocar anúncios nos veículos de comunicação privados e, a partir de então, a imprensa venezuelana passou a atacar duramente todas as ações de Chávez.

Voltar ao topo