Mexicanos e peruanos abrem a 48.ª Copa Libertadores

Um duelo entre o quase novato América do México contra o veteraníssimo de mais de uma centena de batalhas Sporting Cristal, do Peru, abre hoje a 48ª edição da Copa Libertadores, a principal competição interclubes da América.

Além do Paraná Clube, outras cinco equipes participam pela primeira vez da competição: Deportivo Pasto, Cúcuta (Colômbia), Necaxa, Toluca (México) e Audax Italiano (Chile), que completam a lista de 172 clubes de 11 países que disputaram pelo menos uma vez a Libertadores desde sua inauguração, em 1960.

O jogo de hoje acontece no Estádio Nemesio Diez, do Toluca, e será o primeiro dos 12 que definirão os seis últimos classificados para a edição deste ano da Libertadores. O jogo de volta acontece no dia 31.

Além de América e Cristal, a primeira fase da Copa Libertadores, uma fase classificatória conhecida também como Pré-Libertadores, conta também com Paraná e Santos (Brasil), Blooming (Bolívia), Vélez Sarsfield (Argentina), Danúbio (Uruguai), Táchira (Venezuela), Liga de Quito (Equador), Tolima (Colômbia), Tacuary (Paraguai) e Cobreloa (Chile).

Depois do jogo de abertura, hoje, a Libertadores volta a organizar jogos no dia 30 de janeiro, quando se enfrentam Vélez e Danúbio e Táchira e Tolima.

Entre os brasileiros, o Santos estréia no dia 31, contra o Blooming, na Bolívia, o jogo de volta, em Santos, será no dia 7 de fevereiro. O Paraná enfrenta o Cobreloa no dia 1º de fevereiro, no Chile, e no dia 7 joga em Curitiba.

O América joga a Libertadores pela quinta vez. Foram 40 jogos, com 23 vitórias, oito empates e nove derrotas. Já o Cristal disputa a competição pela 27ª vez, com 185 jogos, 56 vitórias, 47 empates e 82 derrotas. O time mexicano já chegou duas vezes à semifinal, mas os peruanos já disputaram uma final, em 1997, quando foram derrotados pelo Cruzeiro.

A fase de grupos começa apenas no dia 13 de fevereiro, com três jogos: Defensor Sporting (URU) x Gimnasia La Plata (ARG), Cúcuta x vencedor de Táchira contra Tolima e Emelec (EQU) x vencedor de Danúbio contra Vélez.

Voltar ao topo