Festival de Curitiba

“Meu Saba – em nome da dor e dar esperança” emocionou o público

No dia 04 de novembro de 1995, o primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, foi morto com dois tiros. Em seu velório, além de diversos presidentes e primeiros-ministros do mundo todo, incluindo o presidente dos Estados Unidos na época, Bill Clinton, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, os familiares de Rabin também estiveram presentes. Um dos discursos seria realizado por Noa Ben-Artzi, neta do falecido.
A peça “Meu Saba – Em nome da dor e da esperança” ocorre nos 30 segundos que se passam para que a garota, na época com apenas 17 anos, se levante e caminhe até o palanque onde fará seu discurso para o avô. Um monologo sentido, recheado de pausas dramáticas que nos mostra Noa tentando caminhar, dando um passo de cada vez em direção ao microfone, passos estes sempre interrompidos pelos pensamentos da personagem.
A peça fala sobre a infância de Noa ao lado de seu avô, seu saba, sobre como foi crescer ao lado dele e sobre seus discursos de paz para Israel. Fala sobre os medos da garota, as preocupações dela com seu herói. Preocupações e medos que viraram realidade quando aquelas duas balas atingiram o político que, para ela, era muito mais do que isso.
O cenário era simples: um palanque e uma passarela, montados no palco com tijolos. Eles, no início da peça, estavam separados, mas a garota usa de tijolos que estão espalhados pelo palco para liga-los e poder subir ao microfone para seu discurso. A atriz Clarissa Kahane vestia um vestido preto idêntico ao que Noa usou no velório real de seu avô em 1995 e a plateia ficou visivelmente emocionada com o discurso. Ao final da apresentação, cansada, Kahane foi aplaudida de pé pelo público por talvez um minuto inteiro.
A peça “Meu Saba – Em nome da dor e da esperança” foi baseada no livro de mesmo nome, escrito pela própria Noa Ben-Artzi em 1997, e fala sobre a luta pela paz. Como diz o título, fala também sobre esperança, mas principalmente, ainda de acordo com o título, a peça fala sobre a dor. A dor de uma garotinha que perde seu herói.