Meteorologia alerta para novo ciclone no Sul do país

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, lançou hoje alerta para a ocorrência de um novo ciclone extra-tropical , mais forte do que o registrado na semana passada, desta vez atingindo mais o Rio Grande do Sul, a partir de amanhã, com o pico de intensidade no sábado pela manhã. O ciclone virá acompanhado por chuvas fortes, queda acentuada de temperatura, geada e possibilidade de neve.

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, os ventos serão mais fortes do que o ciclone da semana passada, com possibilidade de rajadas de até 100 quilômetros horários no litoral. O mar estará revolto e agitado na costa, com ondas de até cinco metros já a partir de hoje. Há risco novamente de chuvas fortes na áreas afetadas pelo último ciclone, como Pelotas e litoral norte, porém com volume menos expressivo de precipitação.

A Climatologia de São Leopoldo adverte ainda que o mar deve ficar muito agitado ao longo da costa gaúcha nos próximos dias, com ondas possivelmente de até cinco metros na área costeira do Rio Grande do Sul. Na orla haverá a possibilidade de ressaca e, em alto mar, as condições de navegação serão perigosas. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall ressalta que a alta pressão na Argentina deixará o mar grosso no extremo sul gaúcho já nesta quinta-feira, entretanto destaca que será a partir de sexta-feira que um centro de baixa pressão agitará de forma acentuada as águas do Atlântico.

Voltar ao topo