Metalúrgicos fecham 19 acordos salariais no 1º dia de greve

Os metalúrgicos da região metropolitana de São Paulo conseguiram fechar 19 acordos para reposição salarial com as empresas no primeiro dia de greve. A paralisação foi organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Mogi e Região, ligado à Força Sindical.

Os acordos fechados garantem uma reposição de 10% dos salários a título de antecipação e beneficiam cerca de 8.100 trabalhadores. Os 10% serão pagos para os salários até a faixa de R$ 1.200. Salários acima desse valor receberão um fixo de R$ 120. A reposição entrará em vigor a partir de 1º de abril.

Os metalúrgicos solicitaram a antecipação do reajuste da data-base, que acontece em novembro. Segundo eles, a alta da inflação dos últimos quatro meses corroeu os salários. Os 10% repõem as perdas com a alta dos preços.

Nesta manhã, segundo a Força, cerca de 23 mil metalúrgicos paralisaram a produção em 40 fábricas na região metropolitana de São Paulo. Hoje, a partir das 17h, a diretoria do sindicato vai se reunir para fazer uma avaliação do 1º dia de greve e definir as empresas que vão ser paralisadas amanhã, dia 27.

Entre as empresas que fizeram acordo estão a Lousano Laminação de Metais, a Estamparia Aratell, Indústria Mecânica São Carlos, Indústria Eletro Mecânica Linsa.

A Lopsa, com cerca de 350 funcionários fechou acordo sem que os trabalhadores fizessem greve. Outras empresas que ofereceram a reposição sem que houvesse greve foram a Supergauss Produtos Magnéticos Ltda, Fábrica de Máquinas Famasa Ltda, Indústria Metalúrgica Fontamac Ltda.

Voltar ao topo