Metade dos desempregados brasileiros é jovem, diz ministério

Dados do Ministério do Trabalho indicam que 50% dos desempregados no país são jovens de 16 a 24 anos. Para tentar diminuir esse índice, o ministério quer dividir com o empresariado a responsabilidade na geração de empregos.

?Queremos sensibilizar o empresariado para as ações de responsabilidade social. Precisamos também ampliar a qualificação do jovem por meio da lei de aprendizagem, principalmente para jovens de 14 a 18 anos, como também o estágio?, explica o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Remígio Todeschini. Remígio ainda explica que jovens em situação de risco social ou em conflito com a lei também merecem uma atenção especial.

Marlene Palmeira, do programa Empregado Aprendiz do sistema Sesi/Senai, aconselha ao jovem que se prepare para o mercado de trabalho a partir dos 15 ou 16 anos. ?Ele deve, pelo menos, fazer um curso de informática ou qualquer outro curso de qualificação, mesmo que seja rápido?. Além disso, a qualificação pessoal é fundamental. Marlene alerta para o fato de que os jovens que contam apenas com o ensino fundamental têm menos chances no mercado de trabalho. ?Só o ensino médio não qualifica?, diz.

Para garantir a entrada desses jovens no mercado de trabalho, o governo criou o programa Primeiro Emprego. Mas, após quase um ano de sua implantação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu esta semana que o programa tem falhas. Para cumprir a meta de colocar no mercado até o final deste ano 250 mil jovens, uma proposta de modificação do projeto será enviada ao Congresso Nacional.

Voltar ao topo