Mesa diretora da Câmara decide encaminhar cassação de 17 deputados

Os seis membros da mesa diretora da Câmara dos Deputados decidiu por unanimidade encaminhar nos próximos dias ao Conselho de Ética a representação para abertura de processo de cassação dos 17 deputados citados no relatório das comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMI) dos Correios e da Compra de Votos.

Segundo o quarto-secretário da Mesa, deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), o corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), sugere ao Conselho de Ética que dê pleno direito de defesa aos parlamentares.

Agora, deverá ainda ser feito o encaminhamento formal das representações, para que o Conselho de Ética instaure os processos contra os parlamentares e nomeie 17 relatores para os casos.

Instaurado o processo, esses parlamentares não podem mais renunciar ao mandato para evitar uma possível cassação e a conseqüente perda dos direitos políticos até 2015.

Desses 17 deputados, o Conselho de Ética já analisa processo contra quatro: José Dirceu (PT-SP), Sandro Mabel (PL-GO), Romeu Queiroz (PTB-MG) e Roberto Jefferson (PTB-RJ).

O relator da Comissão de Sindicância, Robson Tuma (PFL-SP), sugeriu à Mesa que sejam abertos novos processos para esses quatro deputados, para não atrasar a apreciação dos atuais processos, criando novos prazos e protelando a tramitação.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.