Mercosul e Grupo Andino devem fechar acordo comercial neste ano

Os presidentes dos países do Mercosul (Mercado Comum do Sul) esperam fechar um acordo de livre comércio com a Comunidade Andina até o final do ano. O ministro do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, embaixador Sergio Amaral, informou que a decisão de intensificar as negociações foi tomada durante a 2ª Reunião de Presidentes da América do Sul, realizada em Guaiaquil, no Equador, no último fim de semana.

“Houve um consenso no Mercosul de que nós devemos concluir essas negociações este ano. Não faz sentido continuarmos prorrogando um acordo provisório já que nós temos condições de concluir um acordo definitivo”, afirmou Amaral.


O ministro afirmou que uma das pendências para a liberalização do comércio entre os blocos diz respeito à questão de financiamentos. “O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem recursos para financiar investimentos e joint-ventures entre empresas, mas existe uma dificuldade de garantia”, explicou o ministro.

Para resolver a questão das garantias, o ministro anunciou a realização de uma reunião, dentro de 15 dias, com organismos como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a CAF (Corporação Andina de Fomento).


Além disso, esses organismos, assim como o BNDES, devem identificar oportunidades de comércio e apresentá-las aos países envolvidos. Ação semelhante será feita por meio de missões comercias do Mercosul aos países da Comunidade Andina. A primeira delas será ao México, no final de agosto.

Estão agendados encontros empresariais, a criação de um conselho empresarial, e uma avaliação sobre o acordo de livre comércio entre Mercosul e México, fechado no início do mês.

Essas missões e as negociações com os organismos de crédito ajudarão na aproximação entre os empresários da região. “O BNDES ajudará na formação de associações e parcerias empresarias que facilitarão as negociações do acordo”, explicou Amaral.

Voltar ao topo