Mercado revisa projeção do IPCA de 5,33% para 5,52%

As projeções de mercado para o IPCA deste ano subiram de 5,33% para 5,52% em pesquisa semanal Focus do Banco Central (BC) divulgada há pouco. A elevação coincidiu com a divulgação pelo IBGE, na semana passada, de um IPCA de outubro acima do esperado pelos analistas de mercado. O levantamento do BC registrou, ao mesmo tempo, uma alta das estimativas de IPCA para este ano das instituições Top 5 dos mesmos 5,33% para 5,52% no cenário de médio de prazo. O novo índice projetado pelo mercado é maior que o objetivo de 5,1% perseguido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) neste ano.

Apesar disso, o porcentual estimado de inflação continua dentro do intervalo de tolerância de 2,5 pontos porcentuais da meta central de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano. As expectativas de IPCA para 2006, por sua vez, ficaram estáveis em 4,60% pela quinta semana consecutiva. O porcentual estimado, neste caso, é superior aos 4,5% da meta central do próximo ano. O índice projetado, no entanto, também se encontra dentro do intervalo de tolerância de 2 pontos porcentuais da meta central fixada pelo CMN para o próximo ano.

As previsões suavizadas de IPCA em 12 meses à frente, em contrapartida, subiram de 4,63% para 4,64% e interromperam uma seqüência de duas semanas seguidas de queda. As estimativas de IPCA para este mês aumentaram, na mesma pesquisa, de 0,37% para 0,39%. Na semana passada, estas previsões tinham ficado estáveis. Para dezembro, a expectativa de inflação ficou em 0 38%.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.