Mercado formal criou 239 mil empregos em janeiro e fevereiro

Brasília – O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, anunciou hoje a criação de 139 mil empregos em fevereiro. Este é o melhor número já registrado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho durante o mês, desde 1992. Esses novos empregos, somados aos 100 mil postos que surgiram em janeiro, trazem um resultado positivo de 239 mil novos empregos em 2004. De acordo com o ministro, os números demonstram que a economia brasileira vai bem e que existe a perspectiva de ?um ano bom para o mercado de trabalho?.

O ministro informou que, apesar de fevereiro ser um mês com poucos dias úteis, somente a indústria de transformação criou 38 mil novos empregos. ?Isto significa que a indústria brasileira está otimista e está apostando na perspectiva de crescimento das exportações e também do mercado interno?, destacou o ministro.

Segundo Berzoini, pelo desempenho de janeiro e fevereiro constata-se que há ?um impulso de contratações? no mercado de trabalho brasileiro para este ano.

O ministro do Trabalho informou também que o governo está empenhado em conceder um aumento do salário mínimo que melhore o poder de compra e que seja compatível com o orçamento. De acordo com Berzoini, o reajuste acima da inflação é o objetivo de todo o governo, mas ?isso somente poderá ser feito com responsabilidade orçamentária?.

Voltar ao topo