Mercado de trabalho já reflete recuperação da economia, diz IBGE

O mercado de trabalho já reflete a recuperação que a economia brasileira vem mostrando desde o final do ano passado. Em julho, a taxa de desemprego, de 11,2%, registrou a terceira queda consecutiva. O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada cresceu 2,4% em relação ao ano passado e o rendimento médio do trabalhador, que não aumentava desde março de 2003, também cresceu 2%, em relação a julho do ano anterior.

Para o economista Cimar Azeredo Pereira, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada hoje, ?há por parte dos investidores e empregadores uma perspectiva de mais longo prazo, o que leva setores como a indústria a antecipar contratações para atender a demanda de fim de ano?. Azeredo acredita que, ?seguindo o histórico da pesquisa, a perspectiva é de que a taxa de desemprego continue em queda até o final do ano?.

Azeredo lembra, no entanto, que ainda existem 2,4 milhões de pessoas buscando colocação no mercado de trabalho nas seis maiores regiões metropolitanas do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre). Desse total, 42,6% procuram trabalho há seis meses. Dentre os desempregados no país, 38,9% são jovens com idade entre 16 e 24 anos. Em relação a junho, a queda no número de desempregados foi de 103 mil pessoas e, na comparação com julho do ano passado, de 272 mil pessoas.

A pesquisa do IBGE mostra, também, o crescimento da população ocupada em julho de 2004. Em relação a julho do ano passado, havia 19,1 milhões de pessoas ocupadas, o que significa mais 786 mil pessoas trabalhando. “O aumento do número de vagas no mercado de trabalho absorveu grande parte da população desocupada”, explicou, lembrando que uma parte se transferiu para a inatividade ou simplesmente deixou de procurar emprego.

Voltar ao topo