Meninas são as maiores vítimas da exploração sexual de crianças

Meninas, afro-descendentes e indígenas são as maiores vítimas da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A informação consta do relatório entregue hoje ao relator especial da Nações Unidas, Juan Miguel Petit, pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga as situações de violência e redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A relatora é deputada Maria do Rosário, do PT do Rio Grande do Sul.

Os principais pontos do documento são:

* Embora haja denúncias de casos de exploração de meninos, as meninas são as mais afetadas.

* Entre as vítimas, é grande o número de afro-descendentes e de indígenas.

* Além da miséria, do desamparo e da ausência do Estado, a exploração da fé religiosa, o status social, econômico e político do abusador, a necessidade de consumo e a cultura machista são apontados como variáveis relevantes para a compreensão desse problema.

* Os membros da CPMI concluem o relatório dizendo esperar que a visibilidade proporcionada pelas investigações colabore para ?a construção de uma cultura de intolerância para com os crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes e fomente a idéia da proteção integral como um bem maior a ser preservado por toda a sociedade brasileira.?

Voltar ao topo