Meirelles diz que não é necessário elevar os juros neste momento

O futuro presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defende uma política monetária rígida, mas não recomenda, neste momento, uma elevação das taxas de juros como medida para conter o aumento da inflação. Meirelles manifestou suas opiniões sobre política econômica em entrevista a JL Rodrigues, Carlos Átila & Consultores Associados divulgada ontem.

“Não acho que seria necessária a elevação dos juros. Temos que aguardar um pouco, em primeiro lugar, para ver onde se estabiliza a inflação com essa taxa de juros”, afirma o futuro presidente do BC.

Meirelles defende, ainda, como medida capaz de criar “um grande choque de credibilidade”, a aprovação de uma reforma tributária que garanta a sustentabilidade do superávit primário pelos próximos anos. “O mercado tem que ter confiança de que o superávit primário vai se manter, porque o componente básico de risco é o da previsibilidade.”

Meirelles considera, ainda, que se o dólar se mantiver em um nível acima de R$ 3,20 ou R$ 3,30 “garantiria um superávit comercial e que o índice de dívida externa sobre exportações começasse a caminhar para padrões aceitáveis”.

Voltar ao topo