O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou, em palestra aos parlamentares do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), na sede do partido, que os indicadores econômicos apontam “na direção do caminho certo, de um crescimento sólido, sustentado e vigoroso há cinco trimestres, que reduz o grau de vulnerabilidade do país?.

Segundo Meirelles, o Brasil terá um ciclo de crescimento por muito tempo. Ele afirmou que os juros praticados pelo mercado continuam em um patamar ?bastante alto?, o que atrasa a expansão do crédito necessário para investimentos no setor produtivo.

Meirelles acredita, contudo, que são boas as perspectivas de redução gradativa dos juros e da carga tributária, num prazo mais longo. “Estamos empenhados nesse aspecto”, disse ele. Meirelles lembrou que o risco-país também esteve em patamares mais elevados, e sua redução, hoje, mostra que ?estamos no rumo certo da estabilidade?.

O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, afirmou no encontro que o trabalho de Meirelles à frente do Banco Central é ?revolucionário?, pois possibilitou três variáveis positivas na macroeconomia. Mares Guia enumerou os resultados positivos no balanço de pagamentos, em 2003 e 2004, depois de onze anos de seguidos déficits, o ajuste fiscal ?implacável? comandado pelo BC e o controle da inflação, dentro da trajetória de metas. A conseqüência disso tudo, acrescentou o ministro do Turismo, é o crescimento sustentado.
continua após a publicidade

continua após a publicidade