Meirelles diz que é hora de realizar reformas microeconômicas

A economia do Brasil está crescendo pelo quarto trimestre consecutivo e é hora de realizar reformas microeconômicas, afirmou o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, nesta segunda-feira (5). Segundo ele, os indicadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam o crescimento do país e comprovam a eficácia da política macroeconômica equilibrada desenvolvida pelo país.

Meirelles falou à imprensa na capital paulista, depois de ser homenageado pela Bolsa de Valores de São Paulo e pelo Banco Hoje, na cerimônia de entrega de diplomas aos ?Bens Sucedidos 2004?. Ele destacou a necessidade de aumentar o potencial de crescimento do país. ?Temos de fazer todas essas reformas microeconômicas, aumentar investimentos em áreas fundamentais e criar condições de aumento de capacidade produtiva para o Brasil crescer a taxas maiores?, disse.

De acordo com Meirelles, o governo vai executar um processo de transição suave nos próximos dois anos, para alcançar a meta de 4% de crescimento. Ele destacou que o Brasil hoje é menos sujeito a impactos da volatilidade externa comparados ao passado e ressaltou que o nível de confiança no crescimento sustentado do país é muito maior. ?Nós temos hoje informações de um grande número de investimentos que estão sendo analisados e vão ser consolidados no futuro?, disse.

Para Meirelles, a recente reunião da delegação brasileira com o governo norte-americano foi um marco histórico, porque o Brasil demonstrou seu compromisso com o crescimento e a sustentabilidade. ?Isto foi um grande sinal de confiança dado pelo governo brasileiro e certamente será correspondido por um aumento da confiança no Brasil?, avaliou.

Voltar ao topo