Meirelles diz que dado antecedente mostra economia muito forte

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse nesta sexta-feira (2) que o Brasil já começou, este ano, mostrando um crescimento muito forte da economia. "Os indicadores preliminares apontam que o crescimento do primeiro trimestre está ainda mais forte", afirmou. De acordo com ele, a expansão de 1,1% no quarto trimestre do ano passado em relação ao terceiro, se anualizada, atingiria uma média de 4,43%. "Esta é uma taxa muito saudável. E estamos no início de 2007 já vendo um crescimento próximo a 4 5%", comentou. Segundo ele, além de ser um porcentual elevado para o início do ano, ele está baseado em "fundamentos saudáveis".

Ele citou o crescimento do mercado de trabalho, da renda, da massa salarial e da oferta. "Esse último ponto é muito importante, até porque vimos crescimento dos investimentos", destacou. Meirelles disse também que a expansão do crédito é fundamental para o País, e que há quatro anos representava 21% do PIB. Atualmente, segundo ele, essa taxa já está em 33%, o que mostraria um crescimento de 50%.

Meirelles negou que a afirmação feita durante o seminário em São Paulo, de que o avanço não se faz na "penada da caneta", tenha sido uma resposta àqueles que criticaram a taxa de crescimento do País no ano passado, de 2,9%. "Absolutamente, não. Foi uma contribuição à discussão sobre o processo de crescimento brasileiro. Todos estamos engajados nisso", afirmou.

Selic

Ele evitou fazer comentários sobre a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para terça e quarta-feira da semana que vem. Questionado se a turbulência externa poderia levar a diretoria do BC a tomar uma decisão mais cautelosa em relação à política monetária, Meirelles respondeu: "Nós não fazemos anúncios futuros de taxa Selic. O BC sempre está analisando os fatores pertinentes".

Diante da insistência dos jornalistas sobre se a instabilidade do cenário internacional também será levada em conta na próxima reunião, Meirelles, bem humorado, limitou-se a dizer: "pela minha experiência, já chegamos no ponto em que acabaram as perguntas".

Segundo a assessoria de imprensa do BC, Meirelles passará o fim de semana em São Paulo, mas não participará de nenhum evento público.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.