Meirelles: Brasil cresce a taxas para padrões internacionais

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, avaliou hoje (25) que o crescimento atual da economia brasileira é o mais vigoroso da história recente do País. Durante encontro do Diretório Nacional do PTB, Meirelles disse que a produção industrial brasileira está crescendo acima do pico histórico e que a fase de recuperação da retomada econômica já passou. Agora, afirmou, a economia já está crescendo acima de um nível recorde. Para ele, o Brasil já está crescendo a taxas elevadas para os padrões internacionais.

Diante da preocupação dos parlamentares do PTB com os elevados spreads bancários (diferença entre o custo de captação do dinheiro e os juros cobrados do consumidor), Meirelles assegurou que o governo está trabalhando intensamente para reduzi-los e que uma série de medidas estão em andamento para garantir essa queda.

No encontro com os parlamentares do PTB, o presidente do BC também defendeu a atuação do Comitê de Política Monetária (Copom), que na sua opinião têm tomado decisões bem-sucedidas. Ele ressaltou que o Copom toma as decisões de política monetária de forma autônoma e soberana e possui um quadro qualificado de profissionais. “Nos esforçamos muito no Banco Central para acertar”, disse.

O Brasil, destacou, vem conseguindo crescer ao mesmo tempo que obtêm superávit na conta de transações correntes do balanço de pagamentos das contas externas, que antes representava uma restrição para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB). “Esse é um fato inédito na história”, afirmou. O presidente do BC avaliou também que a expansão mais rápida das vendas das indústrias do que a produção industrial é um indicador forte de que o crescimento atual é duradouro e sólido, já que assegura demanda futura.

Ele apontou outros indicadores de que o Brasil já vive um crescimento sustentado, entre eles, o aumento da massa salarial real, do emprego, das vendas de automóveis, papel ondulado e aço. Segundo ele, o crescimento da utilização da capacidade instalada tem atingido recordes históricos e merece atenção pela necessidade de novos investimentos.

Ele comentou ainda que as expectativas do mercado sobre o crescimento do PIB são crescentes. “Não só o Brasil está crescendo como todos os indicadores estão na direção correta”, afirmou.

Meirelles repetiu uma avaliação que praticamente se tornou um “mantra” de todo o governo, a de que a meta não é garantir o crescimento da economia por apenas um ano, mas sim por um período prolongado. “É isso que vai fazer a diferença para a população brasileira. Não existe história de um país que tenha atingido mudanças de padrão de vida da população com o sistema de arrancadas e freadas da economia”, afirmou.

Voltar ao topo